Notícias

Vegetarianos são mais magros, independentemente da ingestão calórica

Vegetarianos: Saúde cardiovascular dessas pessoas parece ser melhor do que a de quem comer carne, sugere estudo

Pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que os vegetarianos tendem a usufruir de uma melhor saúde e de uma vida mais longa do que as outras pessoas. Agora, um novo estudo americano sugere que indivíduos que seguem uma dieta vegetariana são, em média, mais magros do que aqueles que comem carne, mesmo consumindo a mesma quantidade de calorias que os demais. O trabalho, desenvolvido na Universidade Loma Linda, na Califórnia, será publicado em dezembro no periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

De acordo com a universidade, a pesquisa se baseou nos dados de 71.751 pessoas com uma média de 59 anos de idade. Essas informações foram coletadas entre 2002 e 2007. Os autores dividiram os participantes em cinco grupos: o dos consumidores de carne; dos semi-vegetarianos (comem carne ocasionalmente); dos pescovegetarianos (consomem apenas peixe); dos ovolactovegetarianos (comem laticínios); e veganos (não consomem nenhum produto de origem animal).

Segundo a pesquisa, com exceção dos semi-vegetarianos, que consumiam uma média de 1.700 calorias por dia, todos os participantes apresentaram a mesma média de ingestão calórica: 2.000 calorias ao dia. Os autores do estudo observaram que, mesmo assim, os veganos foram aqueles que apresentaram, no geral, o menor índice de massa corporal (IMC) entre todos os participantes. O maior IMC foi apresentado por aqueles que consumiam carne regularmente.

Obesidade — Além disso, o estudo mostrou que o grupo dos vegetarianos foi aquele que apresentou o menor porcentual de pessoas obesas: 9,4% dos membros tinham um IMC maior do que 30, o que caracteriza a obesidade. Essa taxa foi de 16,7% entre os ovolactovegetarianos; 17,9% entre os pescovegetarianos; 24% entre os semi-vegetarianos; e 33,3% entre os consumidores de carne.

Como a pesquisa não levou em consideração outros fatores que interferem no peso – como prática de atividade física, por exemplo —, ainda não é possível dizer que uma dieta vegetariana causa diretamente uma redução do peso, mas sim que existe uma forte associação entre esses dois fatores.

fonte: revista veja