Notícias

05 de Fevereiro/ Dia Nacional da Mamografia

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia. Para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, lembrado no dia 5 de fevereiro. A data foi escolhida por ser o dia dedicado à Santa Ágata, considerada protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas.

 Estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostra que, em 2012, o Brasil terá aproximadamente 52,7 mil novos casos de câncer de mama. A mamografia permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos ou segundo recomendação médica. O exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.

Uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde, em maio de 2011, detectou que dos mais de mil e quinhentos mamógrafos existentes na rede pública, 85% deles estão em funcionamento. O número é quase duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população brasileira. A auditoria também apontou baixo nível de produtividade nesses equipamentos. Além disso, 15% deles estão fora de uso. Por isso, para suprir a necessidade da falta de técnicos em mamógrafos, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou, em novembro do ano passado, o curso de formação para técnicos de radiologia de nível médio. Cerca de 60 representantes de todos os estados do País participam da capacitação.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lança hoje uma campanha específica sobre o Dia Nacional da Mamografia, que tem como foco dar continuidade à campanha “Faça por Mim”, criada no Outubro Rosa 2011. A entidade pretende chamar a atenção das mulheres de todo o País, enfatizando a importância do diagnóstico precoce da doença.

A instituição criou o hotsite Mamografia por mim, no qual o usuário pode compor uma mensagem personalizada, escolhendo algumas opções de frases e fazendo o upload de uma foto. Em seguida, o usuário pode enviar a mensagem por e-mail às mulheres que ama, lembrando-as de fazerem sua mamografia. Estas mensagens também podem ser replicadas pelas redes sociais. Os internautas também podem ajudar a causa usando a hashtag #dianacionaldamamografia no Twitter e curtindo a fanpage da Femama no Facebook.

O presidente do Conselho Técnico Científico da Femama, Ricardo Caponero, dá o seu recado: “A mensagem mais importante é a de que a maior chance de cura do câncer de mama não advém de medicamentos novos e poderosos, mas do simples diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo a gente encontrar, há mais chances de cura. Hoje a gente sabe que para cada 1 milímetro que o tumor cresce, a paciente perde 1% de chance de estar viva depois de 5 anos. Então quando a gente acha um tumor menor que 5 milímetros, a chance de cura chega a 95%. O diagnóstico precoce é o tratamento mais eficiente para garantir a vida das pacientes com câncer de mama”.

Fonte: Blog da Saúde Ministerio da Saúde